Português
JONATHAN HARKER’S JOURNAL
(Keep in shorthand.)
3 de maio. Bistritz. — Saí de Munique às 8:35 da noite, no dia 1º de maio, chegando a Viena na madrugada seguinte; deveria ter chegado às 6:46, mas o trem atrasou uma hora. Buda-Pest parece um lugar maravilhoso, pelo vislumbre que tive dele do trem e pelo pouco que pude caminhar pelas ruas. Temi afastar-me muito da estação, pois havíamos chegado atrasados e partiríamos o mais perto possível da hora certa. A impressão que tive foi a de que estávamos deixando o Ocidente e entrando no Oriente; a mais ocidental das esplêndidas pontes sobre o Danúbio, que aqui tem nobre largura e profundidade, levou-nos para entre as tradições do domínio turco.
Partimos em bom tempo, e após o anoitecer chegamos a Klausenburgh. Aqui parei para a noite no Hotel Royale. Tive para o jantar, ou melhor, ceia, um frango preparado de algum modo com pimenta vermelha, que era muito bom, mas dava sede. (Mem., conseguir receita para Mina.) Perguntei ao garçom, e ele disse que se chamava “paprika hendl”, e que, sendo um prato nacional, eu deveria conseguir em qualquer lugar pelos Cárpatos. Achei meu pouco de alemão muito útil aqui; na verdade, não sei como me viraria sem ele.
Tendo tido algum tempo disponível quando em Londres, visitei o Museu Britânico, e fiz buscas entre os livros e mapas da biblioteca a respeito da Transilvânia; ocorrera-me que algum conhecimento prévio do país dificilmente deixaria de ter importância ao lidar com um nobre daquele país. Descubro que o distrito que ele nomeou fica no extremo leste do país, justo na fronteira de três estados, Transilvânia, Moldávia e Bucovina, no meio dos montes Cárpatos; uma das partes mais selvagens e menos conhecidas da Europa. Não consegui encontrar mapa ou obra que desse a localização exata do Castelo Drácula, pois não há mapas deste país ainda para comparar com nossos próprios mapas do Ordnance Survey; mas descobri que Bistritz, a cidade postal nomeada pelo Conde Drácula, é um lugar bastante conhecido. Inserirei aqui algumas de minhas anotações, pois podem refrescar minha memória quando conversar de minhas viagens com Mina.
Na população da Transilvânia há quatro nacionalidades distintas: saxões no Sul, e misturados a eles os valáquios, que são descendentes dos dácios; magiares no Oeste, e szeklers no Leste e Norte. Vou entre estes últimos, que afirmam descender de Átila e dos hunos. Pode ser assim, pois quando os magiares conquistaram o país no século XI encontraram os hunos nele assentados. Li que toda superstição conhecida no mundo se reúne na ferradura dos Cárpatos, como se fosse o centro de uma espécie de redemoinho imaginativo; se assim for, minha estada pode ser muito interessante. (Mem., devo perguntar ao Conde tudo sobre elas.)
Não dormi bem, embora minha cama fosse confortável o suficiente, pois tive todo tipo de sonhos estranhos. Havia um cão uivando a noite toda sob minha janela, o que pode ter tido algo a ver com isso; ou pode ter sido a páprica, pois tive de beber toda a água de minha garrafa, e ainda assim tinha sede. Perto da manhã dormi e fui despertado pela batida contínua à minha porta, por isso imagino que devo ter dormido profundamente então. Tive no café da manhã mais páprica, e uma espécie de mingau de farinha de milho que disseram ser “mamaliga”, e berinjela recheada com carne picada, prato excelente, que chamam de “impletata”. (Mem., conseguir receita para isto também.) Tive de apressar o café, pois o trem partia pouco antes das oito, ou melhor, deveria ter partido, pois após correr para a estação às 7:30 tive de sentar no vagão por mais de uma hora antes de começarmos a nos mover. Parece-me que quanto mais para leste se vai, mais impontuais são os trens. O que seriam na China?
O dia todo parecemos vagar por um país cheio de beleza de toda espécie. Às vezes víamos pequenas cidades ou castelos no topo de colinas íngremes como os que vemos em antigos missais; às vezes corríamos por rios e riachos que, pela larga margem pedregosa de cada lado, pareciam sujeitos a grandes enchentes. É preciso muita água, e corrente forte, para varrer a borda externa de um rio. Em cada estação havia grupos de pessoas, às vezes multidões, e de toda sorte de trajes. Alguns eram apenas como os camponeses de casa ou aqueles que vi vindo pela França e Alemanha, com jaquetas curtas e chapéus redondos e calças caseiras; mas outros eram muito pitorescos. As mulheres pareciam bonitas, exceto quando se chegava perto, mas eram muito desajeitadas na cintura. Todas tinham mangas compridas brancas de algum tipo, e a maioria tinha grandes cintos com várias tiras de algo esvoaçando como os vestidos num balé, mas é claro que havia anáguas sob eles. As figuras mais estranhas que vimos foram os eslovacos, que eram mais bárbaros que os demais, com seus grandes chapéus de vaqueiro, calças sujas brancas muito bolsudas, camisas de linho branco, e cintos de couro pesados enormes, quase um pé de largura, todos cravados de pregos de latão. Usavam botas altas, com as calças enfiadas nelas, e tinham cabelo negro comprido e bigodes negros pesados. São muito pitorescos, mas não parecem simpáticos. No palco seriam logo tomados por alguma velha banda oriental de brigantes. São, contudo, pelo que me dizem, muito inofensivos e antes carentes de autoafirmação natural.
Era no lado escuro do crepúsculo quando chegamos a Bistritz, que é um lugar antigo muito interessante. Estando praticamente na fronteira — pois o Desfiladeiro de Borgo leva daí à Bucovina — tem tido existência muito tempestuosa, e certamente mostra marcas disso. Cinquenta anos atrás uma série de grandes incêndios ocorreu, que causou terrível estrago em cinco ocasiões separadas. No início mesmo do século XVII sofreu cerco de três semanas e perdeu 13.000 pessoas, os mortos de guerra propriamente ditos sendo auxiliados pela fome e doença.
O Conde Drácula me instruíra a ir ao Hotel Coroa de Ouro, que encontrei, para meu grande deleite, ser completamente antiquado, pois claro eu queria ver tudo que pudesse dos costumes do país. Evidentemente era esperado, pois quando cheguei perto da porta enfrentei uma mulher idosa de aparência alegre no traje camponês usual — roupa branca por baixo com longo avental duplo, frente e costas, de tecido colorido justo quase demais para modéstia. Quando cheguei perto ela fez uma reverência e disse: “O senhor inglês?” “Sim”, eu disse, “Jonathan Harker.” Ela sorriu, e deu alguma mensagem a um homem idoso de mangas de camisa branca, que a seguira até a porta. Ele foi, mas retornou imediatamente com uma carta: --
“Meu Amigo. — Bem-vindo aos Cárpatos. Espero-o ansiosamente. Durma bem esta noite. Às três de amanhã a diligência partirá para a Bucovina; um lugar nela é guardado para o senhor. No Desfiladeiro de Borgo minha carruagem o aguardará e o trará a mim. Confio que sua jornada de Londres tenha sido feliz, e que desfrutará de sua estada em minha bela terra.
“Seu amigo,
“DRÁCULA.”
4 de maio. — Descobri que meu hospedeiro recebera carta do Conde, instruindo-o a garantir o melhor lugar na cocheira para mim; mas ao fazer perguntas sobre detalhes ele pareceu algo reticente, e fingiu não entender meu alemão. Isso não podia ser verdade, pois até então ele entendera perfeitamente; ao menos, respondera minhas perguntas exatamente como se entendesse. Ele e sua esposa, a velha senhora que me recebera, olharam um para o outro de modo assustado. Ele resmungou que o dinheiro fora enviado numa carta, e que era tudo que sabia. Quando perguntei se conhecia o Conde Drácula, e podia me dizer algo de seu castelo, ambos fizeram o sinal da cruz, e, dizendo não saber coisa alguma, simplesmente recusaram-se a falar mais. Estava tão perto da hora de partir que não tive tempo de perguntar a outro, pois era tudo muito misterioso e nada reconfortante.
Justo antes de eu sair, a velha senhora veio a meu quarto e disse de modo muito histérico:
“Deve ir? Oh! jovem senhor, deve ir?” Ela estava em estado tão agitado que parecia ter perdido o domínio do alemão que sabia, e misturou-o tudo com outra língua que não conhecia de modo algum. Consegui apenas acompanhá-la fazendo muitas perguntas. Quando lhe disse que devia partir imediatamente, e que estava ocupado em negócio importante, ela perguntou de novo:
“Sabe que dia é hoje?” Respondi que era quatro de maio. Ela sacudiu a cabeça ao dizer de novo:
“Oh, sim! Sei disso! Sei disso, mas sabe que dia é?” Ao dizer que não entendia, ela prosseguiu:
“É a véspera do Dia de São Jorge. Não sabe que esta noite, quando o relógio bater meia-noite, todas as coisas malignas do mundo terão pleno domínio? Sabe para onde vai, e para o que vai?” Ela estava em tal aflição evidente que tentei confortá-la, mas sem efeito. Finalmente ela ajoelhou e implorou que não fosse; ao menos esperasse um ou dois dias antes de partir. Tudo era muito ridículo mas não me sentia à vontade. Contudo, havia negócio a fazer, e não podia permitir que nada o interferisse. Portanto tentei levantá-la, e disse, tão gravemente quanto pude, que lhe agradecia, mas meu dever era imperativo, e devia ir. Ela então se levantou e enxugou os olhos, e tirando um crucifixo do pescoço ofereceu-o a mim. Não soube o que fazer, pois, como anglicano, fui ensinado a considerar tais coisas como em alguma medida idólatras, e ainda assim parecia tão desairoso recusar a uma velha senhora de tão boa intenção e em tal estado de espírito. Ela viu, suponho, a dúvida em meu rosto, pois pôs o rosário em meu pescoço, e disse “Pela sua mãe”, e saiu do quarto. Estou escrevendo esta parte do diário enquanto aguardo a cocheira, que está, claro, atrasada; e o crucifixo ainda está em meu pescoço. Seja o medo da velha senhora, ou as muitas tradições fantasmagóricas deste lugar, ou o próprio crucifixo, não sei, mas não me sinto quase tão à vontade de espírito como de costume. Se este livro chegar a Mina antes de mim, que leve meu adeus. Aí vem a cocheira!
* * * * *
5 de maio. O Castelo. — O cinza da manhã passou, e o sol está alto sobre o horizonte distante, que parece denteado, seja por árvores ou colinas não sei, pois é tão longe que coisas grandes e pequenas se misturam. Não tenho sono, e, como não devo ser chamado até acordar, naturalmente escrevo até o sono vir. Há muitas coisas estranhas para anotar, e, para que quem as leia não imagine que jantei demais antes de deixar Bistritz, deixo meu jantar exato. Jantei com o que chamaram “bife de ladrão” — pedaços de bacon, cebola e carne, temperados com pimenta vermelha, e espetados em pauzinhos e assados sobre o fogo, ao simples estilo da comida de gato de Londres! O vinho foi Golden Mediasch, que produz um ferroada estranha na língua, que não é, contudo, desagradável. Tomei só um par de copos disto, e nada mais.
Quando subi na cocheira o cocheiro não havia tomado seu lugar, e vi-o conversando com a hospedeira. Evidentemente falavam de mim, pois de vez em quando olhavam para mim, e algumas das pessoas sentadas no banco fora da porta — que chamam por um nome significando “porta-voz” — vieram e escutaram, e então olharam para mim, a maioria com pena. Pude ouvir muitas palavras repetidas, palavras estranhas, pois havia muitas nacionalidades na multidão; assim quietamente tirei meu dicionário poliglota da mala e as procurei. Devo dizer que não eram reconfortantes para mim, pois entre elas estavam “Ordog” — Satã, “pokol” — inferno, “stregoica” — bruxa, “vrolok” e “vlkoslak” — ambos significando a mesma coisa, um sendo eslovaco e outro sérvio para algo que é lobisomem ou vampiro. (Mem., devo perguntar ao Conde sobre estas superstições)
Quando partimos, a multidão em torno da porta da estalagem, que até então crescera a tamanho considerável, todos fizeram o sinal da cruz e apontaram dois dedos na minha direção. Com alguma dificuldade fiz um companheiro de viagem me dizer o que significava; ele não quis responder a princípio, mas ao saber que eu era inglês, explicou que era um encanto ou guarda contra o mau-olhado. Isso não foi muito agradável para mim, justo partindo para lugar desconhecido encontrar homem desconhecido; mas todos pareciam tão bondosos, e tão pesarosos, e tão solidários que não pude deixar de ser tocado. Nunca esquecerei o último vislumbre que tive do pátio da estalagem e sua multidão de figuras pitorescas, todos fazendo o sinal da cruz, enquanto estavam em torno do amplo arco, com fundo de folhagem rica de oleandro e laranjeiras em vasos verdes agrupados no centro do pátio. Então nosso cocheiro, cujas amplas calças de linho cobriam toda a frente do banco — “gotza” as chamam — estalou seu grande chicote sobre seus quatro pequenos cavalos, que corriam lado a lado, e partimos em nossa jornada.
Logo perdi de vista e lembrança dos medos fantasmagóricos na beleza da cena enquanto dirigíamos, embora tivesse eu conhecido a língua, ou melhor línguas, que meus companheiros falavam, talvez não pudesse livrar-me deles tão facilmente. Diante de nós jazia uma terra verde e inclinada cheia de florestas e bosques, com aqui e ali colinas íngremes, coroadas por touceiras de árvores ou por fazendas, a extremidade cega do sótão voltada à estrada. Havia por toda parte uma desconcertante massa de flor de fruta — maçã, ameixa, pera, cereja; e ao passarmos podia ver a grama verde sob as árvores salpicada de pétalas caídas. Dentro e fora destas colinas verdes do que chamam aqui de “Mittel Land” corria a estrada, perdendo-se ao contornar a curva gramada, ou fechada pelas pontas esparsas de pinhais, que aqui e ali desciam pelas encostas como línguas de chama. A estrada era acidentada, mas ainda assim parecíamos voar sobre ela com pressa febril. Não pude entender então o que a pressa significava, mas o cocheiro estava evidentemente empenhado em não perder tempo chegando a Borgo Prund. Disseram-me que esta estrada é no verão excelente, mas que não fora posta em ordem após as neves de inverno. Neste respeito é diferente da maioria das estradas nos Cárpatos, pois é tradição antiga que não sejam mantidas em boa ordem demais. Outrora os Hospodares não as reparavam, para que o Turco não pensasse que preparavam trazer tropas estrangeiras, e assim apressasse a guerra que sempre estava realmente no ponto de deflagrar.
Além das colinas verdes e ondulantes do Mittel Land erguiam-se poderosas encostas de floresta até os altos escarpas dos próprios Cárpatos. À direita e esquerda de nós se elevavam, com o sol da tarde caindo plenamente sobre elas e trazendo à tona todas as gloriosas cores desta bela serra, azul profundo e púrpura nas sombras dos picos, verde e marrom onde grama e rocha se misturavam, e uma perspectiva sem fim de rocha denteada e penhascos pontiagudos, até que estes se perdessem na distância, onde os picos nevados se erguiam grandiosos. Aqui e ali pareciam grandes fendas nas montanhas, através das quais, à medida que o sol começava a baixar, víamos de quando em quando o brilho branco de água caindo. Um de meus companheiros tocou meu braço enquanto contornávamos a base de uma colina e abríamos o alto pico nevado de uma montanha, que parecia, à medida que serpenteávamos nosso caminho, estar bem à nossa frente: --
“Olhe! Isten szek!” — “Trono de Deus!” — e ele fez o sinal da cruz reverentemente.
Como serpenteávamos nosso interminável caminho, e o sol baixava mais e mais atrás de nós, as sombras da tarde começaram a rastejar ao nosso redor. Isso era enfatizado pelo fato de o topo nevado da montanha ainda reter o pôr do sol, e parecer brilhar com um delicado rosa frio. Aqui e ali passamos por Cszeks e eslovacos, todos em trajes pitorescos, mas notei que o bócio era dolorosamente prevalente. À beira da estrada havia muitas cruzes, e ao passarmos meus companheiros todos fizeram o sinal da cruz. Aqui e ali havia um camponês ou mulher ajoelhado ante um santuário, que nem sequer virou ao nos aproximarmos, mas parecia na entrega da devoção não ter olhos nem ouvidos para o mundo exterior. Havia muitas coisas novas para mim: por exemplo, palheiros nas árvores, e aqui e ali belíssimas massas de bétula chorona, seus troncos brancos brilhando como prata através do verde delicado das folhas. De quando em vez passávamos uma leiter-wagon — a carroça ordinária do camponês — com sua longa vértebra serpentina, calculada para suportar as desigualdades da estrada. Nela certamente sentava-se grupo de camponeses voltando para casa, os Cszeks com suas peles brancas, e os eslovacos com suas coloridas, de ovelha, estes carregando à moda de lança seus longos bordões, com machado na ponta. Como a tarde caía começou a esfriar muito, e o crepúsculo crescente parecia fundir numa névoa escura a sombra das árvores, carvalho, faia e pinho, embora nos vales que corriam profundos entre os esporões das colinas, à medida que subíamos pelo Desfiladeiro, os pinheiros escuros destacavam-se aqui e ali contra o fundo de neve tardia. Às vezes, como a estrada era cortada através dos pinhais que na escuridão pareciam fechar-se sobre nós, grandes massas de cinza, que aqui e ali cobriam as árvores, produziam efeito peculiarmente estranho e solene, que levava adiante os pensamentos e sombrias fantasias geradas mais cedo na tarde, quando o pôr do sol lançava em relevo estranho as nuvens fantasmagóricas que entre os Cárpatos parecem ventar sem cessar pelos vales. Às vezes as colinas eram tão íngremes que, apesar da pressa do cocheiro, os cavalos só podiam ir devagar. Quis descer e subir a pé, como fazemos em casa, mas o cocheiro não quis ouvir. “Não, não”, ele disse; “não deve caminhar aqui; os cães são ferozes demais”; e então acrescentou, com o que evidentemente tomava por jocosidade sombria — pois olhou em volta para colher o sorriso de aprovação dos demais — “e pode ter o bastante disso antes de dormir.” A única parada que faria foi uma pausa de um momento para acender suas lâmpadas.
Quando escureceu pareceu haver alguma excitação entre os passageiros, e eles continuaram falando com ele, um após outro, como se o instassem a mais velocidade. Ele chicoteou os cavalos sem misericórdia com seu longo chicote, e com gritos selvagens de encorajamento os urgiu a mais esforço. Então através da escuridão pude ver uma espécie de mancha de luz cinza à nossa frente, como se houvesse uma fenda nas colinas. A excitação dos passageiros cresceu; a cocheira louca balançava em suas grandes molas de couro, e oscilava como barco tossido em mar tempestuoso. Tive de me segurar. A estrada ficou mais nivelada, e parecíamos voar. Então as montanhas pareceram aproximar-se de nós de cada lado e franzir sobre nós; estávamos entrando no Desfiladeiro de Borgo. Um a um vários passageiros me ofereceram presentes, que me prensaram com earnestness que não admitia recusa; estes eram certamente de tipo estranho e variado, mas cada um dado em simples boa-fé, com palavra gentil, e bênção, e aquela estranha mistura de movimentos de medo que vira fora do hotel em Bistritz — o sinal da cruz e a guarda contra o mau-olhado. Então, enquanto voávamos, o cocheiro inclinou-se à frente, e de cada lado os passageiros, esticando-se sobre a borda da cocheira, espreitavam ansiosamente na escuridão. Era evidente que algo muito excitante estava acontecendo ou esperado, mas embora perguntasse a cada passageiro, nenhum quis dar-me a menor explicação. Este estado de excitação manteve-se por algum tempo; e afinal vimos à nossa frente o Desfiladeiro abrindo-se no lado leste. Havia nuvens escuras e rodopiantes acima, e no ar o pesado, opressivo senso de trovão. Parecia como se a serra houvesse separado duas atmosferas, e que agora entráramos na tempestuosa. Eu mesmo agora espreitava a condução que me levaria ao Conde. A cada momento esperava ver o brilho de lâmpadas através da negritude; mas tudo era escuro. A única luz era os raios tremeluzentes de nossas próprias lâmpadas, nos quais o vapor de nossos cavalos duramente conduzidos subia em nuvem branca. Podíamos ver agora a estrada arenosa deitada branca à nossa frente, mas nela não havia sinal de veículo. Os passageiros recuaram com suspiro de alegria, que pareceu zombar de meu próprio desapontamento. Eu já pensava no que melhor fazer, quando o cocheiro, olhando seu relógio, disse aos outros algo que mal pude ouvir, foi dito tão quieto e em tom tão baixo; pensei ser “Uma hora a menos que o tempo.” Então voltando-se a mim, disse em alemão pior que o meu: --
“Não há carruagem aqui. O senhor não é esperado afinal. Ele agora seguirá para Bucovina, e retornará amanhã ou dia seguinte; melhor o dia seguinte.” Enquanto falava os cavalos começaram a relinchar e bufar e saltar selvagemente, de modo que o cocheiro teve de contê-los. Então, entre coro de gritos dos camponeses e cruzamento universal, uma calèche, com quatro cavalos, dirigiu-se atrás de nós, ultrapassou-nos, e parou ao lado da cocheira. Pude ver pelo clarão de nossas lâmpadas, como os raios caíram sobre eles, que os cavalos eram negros-carvão e esplêndidos animais. Eram conduzidos por homem alto, com longa barba castanha e grande chapéu preto, que parecia esconder seu rosto de nós. Só pude ver o brilho de um par de olhos muito vivos, que pareciam vermelhos à luz da lâmpada, ao virar-se para nós. Ele disse ao cocheiro: --
“Está cedo esta noite, meu amigo.” O homem gaguejou em resposta: --
“O senhor inglês estava com pressa”, ao que o estranho replicou: --
“É por isso, supõe, que quis que ele seguisse para Bucovina. Não pode me enganar, meu amigo; sei demais, e meus cavalos são velozes.” Ao falar ele sorriu, e a luz da lâmpada caiu sobre boca de aparência dura, com lábios muito vermelhos e dentes afiados, brancos como marfim. Um de meus companheiros sussurrou a outro o verso de “Lenore” de Burger: --
“Denn die Todten reiten schnell” -- (“Pois os mortos viajam rápido.”)
O estranho cocheiro evidentemente ouviu as palavras, pois ergueu o olhar com sorriso brilhante. O passageiro virou o rosto, ao mesmo tempo estendendo dois dedos e fazendo o sinal da cruz. “Dê-me a bagagem do senhor”, disse o cocheiro; e com extrema presteza minhas malas foram entregues e postas na calèche. Então desci do lado da cocheira, como a calèche estava bem ao lado, o cocheiro ajudando-me com mão que pegou meu braço em aperto de aço; sua força deve ter sido prodigiosa. Sem uma palavra ele sacudiu rédeas, os cavalos viraram, e varremos para a escuridão do Desfiladeiro. Ao olhar para trás vi o vapor dos cavalos da cocheira à luz das lâmpadas, e projetados contra ele as figuras de meus recentes companheiros fazendo o sinal da cruz. Então o cocheiro estalou seu chicote e chamou seus cavalos, e eles varreram seu caminho para Bucovina. Ao afundarem na escuridão senti frio estranho, e solidão veio sobre mim; mas um manto foi jogado sobre meus ombros, e tapete sobre meus joelhos, e o cocheiro disse em excelente alemão: --
“A noite é fria, mein Herr, e meu mestre o Conde mandou que eu tome todo cuidado com o senhor. Há uma garrafa de slivovitz (a brandy de ameixa do país) sob o assento, caso necessite.” Não tomei nada, mas foi conforto saber que estava lá mesmo assim. Senti-me um pouco estranho, e não pouco assustado. Penso que se houvesse alternativa a teria tomado, em vez de prosseguir aquela jornada noturna desconhecida. A carruagem foi em passo duro reto adiante, então fizemos volta completa e seguimos outra estrada reta. Pareceu-me que simplesmente íamos sobre e sobre o mesmo chão de novo; e assim notei algum ponto saliente, e descobri que era assim. Teria gostado de perguntar ao cocheiro o que tudo isso significava, mas realmente temi fazê-lo, pois pensei que, posto como estava, qualquer protesto não teria efeito caso houvesse intenção de atrasar. Pouco a pouco, contudo, como estava curioso para saber como o tempo passava, risquei fósforo, e à sua chama olhei meu relógio; faltavam poucos minutos para meia-noite. Isso me deu espécie de choque, pois supõe a superstição geral sobre meia-noite foi aumentada por minhas recentes experiências. Aguarde com sensação doentia de suspense.
Então um cão começou a uivar em algum sítio numa fazenda longe pela estrada — um longo lamento agonizado, como de medo. O som foi tomado por outro cão, e então outro e outro, até, levado no vento que agora suspirava suave pelos Desfiladeiro, um uivo selvagem começou, que parecia vir de todo o campo, tão longe quanto a imaginação podia abarcar através da negritude da noite. Ao primeiro uivo os cavalos começaram a esticar e empinar, mas o cocheiro falou-lhes suavemente, e acalmaram, mas tremeram e suaram como após fuga de susto súbito. Então, longe na distância, das montanhas de cada lado de nós começou uivo mais alto e agudo — o dos lobos — que afetou tanto os cavalos quanto a mim do mesmo modo — pois estava a ponto de saltar da calèche e correr, enquanto eles empinavam de novo e mergulhavam loucamente, de modo que o cocheiro teve de usar toda sua grande força para impedi-los de disparar. Em poucos minutos, contudo, meus próprios ouvidos acostumaram-se ao som, e os cavalos até se aquietaram tanto que o cocheiro pôde descer e parar diante deles. Ele acariciou-os e acalmou-os, e sussurrou algo em seus ouvidos, como ouvi dizer que domadores de cavalos fazem, e com efeito extraordinário, pois sob suas carícias tornaram-se bastante manejáveis de novo, embora ainda tremessem. O cocheiro tornou a seu lugar, e sacudindo rédeas, partiu em grande passo. Desta vez, após ir ao lado longe do Desfiladeiro, ele subitamente virou numa estrada estreita que corria aguda à direita.
Logo fomos cercados por árvores, que em lugares arqueavam sobre a estrada até passarmos como por túnel; e de novo grandes rochas franzidas nos guardavam ousadas de cada lado. Embora abrigados, podíamos ouvir o vento crescente, pois gemea e assobiou através das rochas, e os galhos das árvores chocaram-se enquanto varríamos adiante. Ficou mais e mais frio, e neve fina, em pó, começou a cair, de modo que logo nós e tudo ao redor fomos cobertos por manto branco. O vento cortante ainda carregava o uivo dos cães, embora este ficasse mais fraco à medida que seguíamos. O latido dos lobos soou mais e mais perto, como se nos fechassem de todos os lados. Fiquei terrivelmente assustado, e os cavalos partilharam meu medo. O cocheiro, contudo, não estava nada perturbado; continuava virando a cabeça à esquerda e direita, mas não pude ver coisa alguma através da escuridão.
Subitamente, lá à nossa esquerda, vi fraco flamejar azul. O cocheiro viu no mesmo momento; imediatamente conteve os cavalos, e, saltando ao chão, desapareceu na escuridão. Não soube o que fazer, menos ainda pois o uivo dos lobos crescia mais perto; mas enquanto eu me perguntava o cocheiro subitamente apareceu de novo, e sem palavra tomou seu lugar, e retomamos jornada. Penso que devo ter adormecido e continuado sonhando o incidente, pois parecia repetido sem fim, e agora olhando trás, é como espécie de pesadelo terrível. Uma vez a chama apareceu tão perto da estrada, que mesmo na escuridão ao redor pude observar os movimentos do cocheiro. Ele foi rapidamente a onde a chama azul se erguia — devia ser muito fraca, pois não parecia iluminar o lugar ao redor de modo algum — e ajuntando algumas pedras, formou-as em algum desenho. Uma vez apareceu estranho efeito óptico: quando ele ficou entre mim e a chama não a obstruiu, pois pude ver seu tremeluzir fantasmagórico do mesmo modo. Isso me assustou, mas como o efeito foi só momentâneo, tomei que meus olhos me enganaram forçando pela escuridão. Então por um tempo não houve chamas azuis, e corremos adiante pela negritude, com o uivo dos lobos ao redor, como se nos seguissem em círculo móvel.
Afinal veio tempo em que o cocheiro foi mais longe que até então, e durante sua ausência, os cavalos começaram a tremer pior que nunca e a bufar e gritar de susto. Não pude ver causa para isso, pois o uivo dos lobos cessara completamente; mas justo então a lua, navegando pelas nuvens negras, apareceu atrás da crista denteada de rocha saliente, coberta de pinheiros, e à sua luz vi ao nosso redor anel de lobos, com dentes brancos e línguas vermelhas pendentes, com membros longos e sinuosos e pelo espesso. Eram cem vezes mais terríveis no silêncio sombrio que os mantinha que mesmo quando uivavam. Por mim, senti espécie de paralisia de medo. Só quando o homem se sente frente a frente com tais horrores pode entender seu verdadeiro importo.
De súbito os lobos começaram a uivar como se a luz da lua tivesse algum efeito peculiar sobre eles. Os cavalos saltaram e empinaram, e olharam ao redor impotentes com olhos que rodavam de modo doloroso de ver; mas o anel vivo de terror os cercava de todo lado; e tiveram por força de permanecer dentro dele. Chamei o cocheiro para vir, pois pareceu-me que nossa única chance era tentar romper o anel e auxiliar sua aproximação. Gritei e bati o lado da calèche, esperando pelo ruído afugentar os lobos daquele lado, para dar-lhe chance de alcançar a armadilha. Como ele chegou lá, não sei, mas ouvi sua voz erguida em tom de imperioso comando, e olhando à direção do som, vi-o parado na estrada. Ao varrer seus longos braços, como afastando algum obstáculo impalpável, os lobos recuaram e recuaram mais ainda. Justo então nuvem pesada passou pela face da lua, de modo que estávamos de novo na escuridão.
Quando pude ver de novo o cocheiro subia na calèche, e os lobos desapareceram. Tudo isso foi tão estranho e misterioso que medo dreadful veio sobre mim, e tive medo de falar ou mover. O tempo pareceu interminável enquanto varríamos nosso caminho, agora em quase completa escuridão, pois as nuvens rodopiantes obscureciam a lua. Continuamos ascendendo, com períodos ocasionais de descida rápida, mas no geral sempre subindo. Subitamente, tornei-me consciente do fato de que o cocheiro estava no ato de puxar os cavalos no pátio de vasto castelo arruinado, de cujas altas janelas negras não vinha raio de luz, e cujas ameias quebradas mostravam linha denteada contra o céu iluminado pela lua.